Recolha de biorresíduos já abrange todo o concelho de Sintra

O Município de Sintra continua a aumentar a área de recolha seletiva de biorresíduos, abrangendo agora a totalidade do território.

Com o alargamento do sistema de recolha de biorresíduos, que os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) lançaram para o terreno em outubro de 2020 através de um projeto piloto, passa de 200 mil para 385 mil potenciais aderentes correspondentes a toda a população do concelho de Sintra.

Para assinalar a expansão da recolha seletiva de resíduos alimentares a todo o concelho de Sintra no 1 de outubro, os SMAS promoveram uma ação de divulgação na Feira de Monte Abraão.

Os SMAS de Sintra completam assim missão de implementar a operação “Sintra e os Biorresíduos”, em todo o território do concelho. Com um pequeno gesto, os munícipes têm assim a oportunidade de contribuir ativamente para a sustentabilidade do ambiente, bastando para isso efetuarem a triagem dos resíduos alimentares.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “este projeto é muito importante porque se prende diretamente com o objetivo de reduzirmos a quantidade resíduos enviados pelo município para aterro e continuar a melhorar a nossa pegada ecológica. Este projeto é também o nosso contributo à escala local para mitigar as alterações climáticas à escala global”.

Representando um investimento de cerca de 670 mil euros e com financiamento do POSEUR, a operação “Sintra e os Biorresíduos” arrancou em 2020 e abrangia inicialmente 75 mil pessoas, no território da Freguesia de Colares e algumas localidades da União das Freguesias(UF) de Queluz e Belas, Freguesia de Rio de Mouro, Freguesia de Algueirão-Mem Martins e UF de Sintra.

Ao longo de 2022, o sistema de recolha seletiva de resíduos alimentares foi alargado à UF de Agualva-Mira Sintra, totalidade do território da UF de Sintra, UF de Massamá e Monte Abraão e totalidade da Freguesia de Algueirão-Mem Martins, e agora expandido a todo o concelho de Sintra.

O Município de Sintra afirma-se, assim, na linha da frente da recolha de biorresíduos, que correspondem a mais de 40 por cento do total da produção de resíduos, desviando-os do encaminhamento para aterro e valorizando-os através da produção de energia ou de um composto orgânico para fertilização dos solos agrícolas.

Para aderir ao sistema, os munícipes apenas necessitam de preencher um formulário disponível no site dos SMAS de Sintra AQUI.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos