Praias de Sintra distinguidas pela qualidade da água e acessibilidades

Sintra recebeu, esta quarta-feira, o galardão “Qualidade de Ouro” atribuída a cinco das suas praias e a bandeira “Praia Acessível para Todos” em três praias.

À semelhança do ano anterior a Praia Grande, Adraga, Maçãs, Magoito e São Julião, situadas no concelho de Sintra, foram distinguidas pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza com o galardão “Qualidade de Ouro” pela excelência da qualidade das águas balneares.

A Quercus reconhece a qualidade da água balnear destas cinco praias de Sintra como “Excelente”, tendo por base a informação pública nacional disponibilizada pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, hasteando a bandeira anualmente no arranque da época balnear. Em 2024 foram galardoadas 420 praias, (mais 26 do que em 2023) das quais 349 são praias costeiras, em que Sintra se integra, 61 praias fluviais e 10 são praias de transição.

O município de Sintra hasteou ainda, na Praia Grande, Maçãs e Adraga, a bandeira da “Praia Acessível para Todos” atribuída pela APA – Associação Portuguesa do Ambiente e INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, um programa em que a autarquia pretende criar mais e melhores condições de acesso à praia de modo a possibilitar o acesso pleno, à água e ao areal, de qualquer cidadão portador de deficiência ou com mobilidade condicionada/reduzida.

Nestas praias são disponibilizados pela Câmara Municipal de Sintra, de forma gratuita, equipamentos apropriados que possibilitam a deslocação na areia e o acesso ao mar/banho, bem como garantida a permanência de três monitores de apoio para cada praia disponibilizados pelas corporações de bombeiros de Almoçageme, de Sintra e de Colares.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos