MAR assinala Dia Nacional da Conservação da Natureza com peça de teatro de marionetas

Os SMAS de Sintra vão assinalar, no dia 28 de julho, o Dia Nacional da Conservação da Natureza, com a apresentação da peça de teatro de marionetas “Floresta”, pelos Valdevinos, no Museu da Água e Resíduos (MAR).

Para quem quiser assistir, às sessões agendadas para as 11h00 e as 15h00 ou simplesmente visitar o MAR até às 18h00, será disponibilizado transporte gratuito no Eléctrico de Sintra, com partidas de Sintra às 10h45,14h30 e 16h30 e regresso a partir da Ribeira de Sintra às 12h30, 16h15 e 17h30.

Com entrada gratuita para residentes no concelho de Sintra, os SMAS de Sintra desafiam todos a assinalar o Dia Nacional da Conservação da Natureza no MAR, com garantia de “conhecimento para toda a família”.

Destinado em especial aos mais pequenos, mas também para toda a família, a peça “Floresta” é um espetáculo que pretende sensibilizar para a necessidade de respeito pela Natureza, centrando-se na importância da floresta, dos animais que ali habitam e até dos guardas florestais que zelam pela preservação dos espaços naturais.

Instituído em 1998, através da Resolução de Conselho de Ministros n.º 73/98, de 29 de junho, o Dia Nacional da Conservação da Natureza pretende sensibilizar a população para as questões ambientais, em particular em relação à temática da conservação da natureza e à promoção da utilização sustentável dos recursos naturais, mas também prestar homenagem ao movimento associativo de defesa do ambiente e, por isso, coincide com a data de fundação da Liga para a Proteção da Natureza.

Situado na Ribeira de Sintra, na antiga garagem dos carros elétricos (um edifício singular datado de 1901), o MAR foi inaugurado no corrente mês de julho e tem como missão a sensibilização da comunidade para os valores da defesa do património ambiental, apostando na inovação e na tecnologia. Com gestão a cargo dos SMAS de Sintra desde final de 2021, o espaço assumiu agora o estatuto de museu e pretende afirmar-se como um polo de referência a nível nacional na área da sensibilização, educação ambiental e divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos.

Museu da Água e Resíduos

Rua Carlos de Oliveira Carvalho, n.º 19, Ribeira de Sintra