Limpeza de linhas de água em diversas localidades do concelho

A Câmara Municipal de Sintra está a realizar trabalhos de limpeza de linhas de água em várias zonas do concelho, para facilitar a drenagem de águas pluviais.

O objetivo principal destas intervenções é a limpeza e desobstrução do leito das linhas de água de todo o tipo de resíduos, designadamente a remoção de pedras de grandes dimensões, troncos, lixo e outro tipo de resíduos que possam existir e que provoquem uma barreira física relevante que origine a diminuição da capacidade de escoamento das águas.

Até agora a autarquia já concretizou 24 mil metros lineares (ou seja, uma taxa de execução de 82%) e até final do ano concluirá o plano previsto de cerca de 29 mil litros.

Com o fim do verão e o início do período de chuva, a limpeza e desobstrução de linhas de água torna-se um instrumento crucial na mitigação dos danos possíveis causados.

A limpeza e desobstrução das linhas de água é fundamental para a minimização das consequências negativas das cheias, para assegurar o bom estado ecológico e as condições de escoamento da água e sedimentos de toda a rede hidrográfica e zonas ribeirinhas.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos