Image

Juntas de Freguesia e ONG´S participaram no Conselho Estratégico Ambiental

cea-setembro1
O Conselho Estratégico Ambiental de Sintra reuniu a 17 de setembro e, numa reunião entre as várias entidades da autarquia, do poder central e, pela primeira vez, com os presidentes das juntas de freguesia e ONG´s, foram debatidas questões e problemáticas com que os órgãos autárquicos se debatem.

As Juntas e as ONG´s (Organizações Não Governamentais) como a Olho Vivo, a Associação dos Proprietários das Quintas da Serra de Sintra, a Associação de Defesa do Património e a Associação Amigos de Monserrate, apresentaram várias questões como a requalificação ambiental de bairros e urbanizações, o planeamento racional de parques urbanos ou soluções para a deposição de entulhos e restos de obras.

Soluções para reciclagem de lamas e resíduos provenientes da indústria do mármore, alternativas de águas destinadas à rega de espaços verdes de grandes dimensões, limpeza de linhas de águas, parques destinados à deposição e reciclagem de sucatas, a requalificação de AUGI’s, a valorização de parques naturais, arqueológicos e geológicos como a Serra da Carregueira, o Parque de Colaride e o Parque do Lapiás, foram outros dos temas abordados.

Os problemas identificados durante a reunião mereceram atenção, sensibilização e resposta por parte do executivo Municipal bem como dos organismos do Ministério do Ambiente presentes na reunião.

O Conselho Estratégico Ambiental é presidido pelo antigo ministro do Ambiente, Nunes Correia, e junta entidades do Ministério do Ambiente (ICNF, Agência Portuguesa do Ambiente, IHRU, Parque Natural Sintra-Cascais, CCDRLVT) e da Câmara Municipal de Sintra.

O objetivo é garantir a cooperação de várias entidades da administração central e municipal que têm competência sobre matérias ambientais, desde recolha e tratamento do lixo, orla costeira, ordenamento do território e requalificação urbana.

cea-setembro2

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos

Image
Image