Image

Inauguração da recuperação do monumento megalítico e zona envolvente em Agualva

anta1

A Câmara de Sintra reabilitou o Jardim da Anta, em Agualva, onde está implantado um monumento megalítico da pré-história, datado de 3000 a.C., cujas obras de recuperação e musealização ascenderam a 55 mil euros. A inauguração do jardim, com cerca de 1,5 hectares, vai decorrer a 6 de abril, pelas 18h00. 

Os trabalhos de conservação e restauro da Anta, realizados pelo Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas, permitiram devolver à sepultura megalítica a sua dignidade monumental, considerada Monumento Nacional, em 1910.

Foi, ainda, criado um circuito de observação do monumento com um passadiço em madeira, assente no chão, e que evidencia a ideia de paisagem sensível e intocável.

Os trilhos existentes foram todos reabilitados, nos quais se incluem duas passagens sobre a ribeira, ali existente, bem como a limpeza e regularização das margens, o que vai permitir uma vivência em segurança e uma visibilidade plena sobre o monumento.

Em termos de valorização paisagística, de referir que o coberto vegetal, composto por carrascal mediterrânico – paisagem emblemática de toda a Península Ibérica desde a Pré-História –, foi integralmente preservado, já que se encontrava em bom estado de desenvolvimento e densidade, constituindo uma proteção à própria Anta.

  • web_CMS_5989.jpg
  • web_CMS_5995.jpg
  • web_CMS_5999.jpg
  • web_CMS_6008.jpg
  • web_CMS_6011.jpg
  • web_CMS_6075.jpg

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos

Image
Image