Inauguração da recuperação do monumento megalítico e zona envolvente em Agualva
A Câmara de Sintra reabilitou o Jardim da Anta, em Agualva, onde está implantado um monumento megalítico da pré-história, datado de 3000 a.C., cujas obras de recuperação e musealização ascenderam a 55 mil euros. A inauguração do jardim, com cerca de 1,5 hectares, vai decorrer a 6 de abril, pelas 18h00.
Os trabalhos de conservação e restauro da Anta, realizados pelo Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas, permitiram devolver à sepultura megalítica a sua dignidade monumental, considerada Monumento Nacional, em 1910.
Foi, ainda, criado um circuito de observação do monumento com um passadiço em madeira, assente no chão, e que evidencia a ideia de paisagem sensível e intocável.
Os trilhos existentes foram todos reabilitados, nos quais se incluem duas passagens sobre a ribeira, ali existente, bem como a limpeza e regularização das margens, o que vai permitir uma vivência em segurança e uma visibilidade plena sobre o monumento.
Em termos de valorização paisagística, de referir que o coberto vegetal, composto por carrascal mediterrânico – paisagem emblemática de toda a Península Ibérica desde a Pré-História –, foi integralmente preservado, já que se encontrava em bom estado de desenvolvimento e densidade, constituindo uma proteção à própria Anta.