Dia da Terra assinalado em Sintra com ações de limpeza

Sob o mote "O oceano é a nossa Terra" o Município de Sintra aceita o desafio da Fundação Oceano Azul e assinala o Dia da Terra, comemorado a 22 de abril, com atividades dedicadas ao oceano que decorrerão entre os dias 16 e 21 de abril.

O grande objetivo desta iniciativa, promovida pela Fundação Oceano Azul, é informar e sensibilizar a sociedade civil sobre a importância que o oceano desempenha na Terra, dar a conhecer a sua biodiversidade, como funciona, os serviços que presta e os problemas que o afetam, bem como podemos envolver-nos na sua proteção e recuperação.

No dia 16 de abril, pelas 10h00, a União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão promove um “Plogging Chalenge”, iniciativa que decorrerá de forma bastante simples enquanto caminha ou corre pela freguesia pode apanhar lixo que vai encontrando pelo caminho. A União das Freguesias disponibilizará aos participantes luvas, sacos, pinças e águas.

Os 122 alunos do 1º ciclo da Escola Mário Cunha Brito, em Belas, realizam uma ação de limpeza entre o estabelecimento de ensino e o Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira, no dia 17 de abril. E no mesmo dia, duas turmas da Escola Escultor Francisco dos Santos, em Rio de Mouro, vão limpar a Ribeira das Jardas e as suas imediações, no troço existente no Parque Urbano de Fitares.

No dia 19 de abril, na Cercitop, em Mem Martins, realiza-se a atividade de sensibilização ambiental “Caça ao Tesouro”, cujo foco incide sobre o correto destino dos resíduos e a mudança de comportamentos.

O ISCTE Sintra também se junta a esta causa, com a realização de uma recolha de resíduos, no dia 20 de abril, ao final do dia, possibilitando que os estudantes do polo de Lisboa se possam juntar à iniciativa. A limpeza terá como particular foco as pontas de cigarro descartadas em lugares impróprios.

8 turmas do 5º e 8º ano da Escola Básica Integrada D. Carlos I, realiza uma limpeza da escola e das suas imediações durante o dia 21 de abril, entre as 9h00 e as 17h30.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos