Centro Cultural Olga Cadaval recebe encerramento do projeto “Kids Dive”

A cerimónia de encerramento do “Kids Dive - Mergulhar com crianças, descobrir o Oceano” no dia 7 de junho, no Centro Cultural Olga Cadaval.

O evento terá duas sessões, com a primeira a começar a partir das 10h15. Esta sessão contará com a presença do cientista Pedro Almeida, que abordará o tema “O lado sombrio das arribas costeiras”, e de Gonçalo Silva, com o tema “Cavalos-marinhos: desafios e oportunidades para a conservação”. No final da manhã serão apresentados os trabalhos dos alunos e terá lugar a estreia do minidocumentário “Kids Dive 2024”.

Já durante a tarde, a sessão aberta ao público, tem início a partir das 15h15 e será constituída por uma mesa redonda sob o mote “Um Oceano de Experiências – do primeiro mergulho a uma carreira no Mar”, com diversos convidados do mundo da ciência, do surf, das escolas e da autarquia de Sintra. Também nesta sessão serão apresentados os trabalhos realizados pelos alunos ao longo do ano letivo e o minidocumentário “Kids Dive 2024”.

No final da tarde, haverá espaço para a passagem de três mini filmes centrados no surf e ambiente, com entrada livre para o público em geral.

O Projeto Kids Dive é um programa educativo dirigido às escolas, destinado a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos, que tem como objetivo geral a proteção do meio marinho e da biodiversidade, enquadrando-se na Estratégia de Educação Ambiental do Município.

A Câmara Municipal de Sintra aderiu a este projeto no ano letivo 2018/2019, tendo já chegado a centenas de alunos da rede escolar pública.  No ano letivo 2023/2024 foi possível levar o projeto a dez escolas e três associações ligadas a Programa Escolas, contabilizando um total de 12 grupos e alcançando um universo de cerca de 300 alunos, professores e monitores, entre o 2º ciclo do ensino básico e o ensino secundário.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos