Câmara de Sintra transfere mais de 7 milhões para freguesias investirem no espaço público e higiene urbana

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a transferência de competências relacionadas com a limpeza de vias, espaços públicos, sarjetas e sumidouros para oito Juntas e Uniões de Freguesia do concelho. 

A transferência de competências por parte da autarquia implicará a atribuição de um montante anual de 7,990 milhões de euros, a partir de 2026. No entanto, em 2025, devido ao período de atividade abranger apenas dez meses, o investimento será de aproximadamente 6,658 milhões de euros.

Para Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra "esta iniciativa promove a aproximação dos serviços às populações locais, permitindo uma gestão mais eficiente e adaptada às necessidades de cada território”.

O autarca concluiu ainda que "com a descentralização dos serviços de limpeza urbana, a autarquia de Sintra visa uma gestão mais próxima das necessidades locais. A atribuição de cerca de 8 milhões de euros anuais a diversas juntas de freguesia é uma forte demonstração de compromisso".

A transferência das verbas será efetuada para a Junta de Freguesia de Colares, União das Freguesias de Sintra, Junta de Freguesia de Algueirão – Mem Martins, Junta de Freguesia de Rio de Mouro, União das Freguesias de Cacém e São Marcos, União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, União das Freguesias de Belas e a Junta de Freguesia de Casal de Cambra.

As verbas atribuídas a estas Juntas/Uniões de Freguesia garantem a continuidade de uma resposta eficaz na prestação de serviços à população, reforçando os recursos financeiros e assegurando os meios necessários para a realização dos trabalhos de limpeza urbana.

 

Image

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos

Image
Image