

Câmara de Sintra investe na modernização da rede de drenagem de águas residuais em vários locais
A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura de concurso público para a ampliação da rede de drenagem de águas residuais domésticas e a adjudicação da remodelação dos coletores de drenagem de águas residuais urbanas, totalizando um investimento de 757 mil euros.
Segundo Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, “estes investimentos são essenciais para modernizar a rede de drenagem do município, garantindo maior eficiência e sustentabilidade e contribuindo para o bem-estar da população”.
O concurso público, aprovado em reunião de executivo, será lançado para a empreitada de prolongamento da rede de drenagem de águas residuais domésticas na Rua Casal da Serra e áreas envolventes, em Aruil, União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, e representa um investimento de 402 mil euros.
Esta intervenção, realizada pelos SMAS de Sintra, visa dotar esta zona com uma rede de drenagem de águas residuais domésticas que funcione exclusivamente por gravidade, através da construção de dois emissários, alargando assim a área de cobertura do serviço a mais edificações.
Já a adjudicação da empreitada de remodelação de coletores de drenagem de águas residuais urbanas, na Escadaria da Rua do Alecrim, na Rinchoa, freguesia de Rio de Mouro, representa um investimento superior a 355 mil euros.
A intervenção incluirá a instalação de novos coletores pluviais e domésticos no terreno adjacente à escadaria, assim como a reconstrução de um troço das escadas, atualmente em ruínas. A execução dos novos coletores permitirá substituir as tubagens danificadas, que contribuíram para os danos na ligação pedonal entre a Rua do Alecrim e a Calçada da Rinchoa.
Além de melhorar o sistema de saneamento na zona, a intervenção restabelecerá o acesso pedonal e facilitará o acesso à zona envolvente da estação ferroviária de Rio de Mouro.
Com um prazo de execução de oito meses, a empreitada será realizada pela Câmara Municipal de Sintra e SMAS de Sintra, conjuntamente, representando um investimento de 270 mil euros por parte da autarquia e cerca de 85 mil euros pelos SMAS de Sintra.
