

Câmara de Sintra reforça educação ambiental nas escolas do concelho
A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, protocolos para a continuidade de dois projetos de educação ambiental nas escolas do concelho.
Os protocolos, a serem celebrados com a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) e a Associação Portuguesa do Lixo Marinho, garantirão a continuidade do programa Eco-Escolas e do projeto “O Oceano – Conhecer para Cuidar”, respetivamente, para o presente ano letivo, com um investimento de cerca de 20 mil euros
O presidente da autarquia, Basílio Horta, destacou que "a continuidade destes projetos é fundamental para fortalecer a consciência ambiental nas nossas escolas, promovendo não apenas o conhecimento sobre a preservação dos recursos naturais, mas também formando cidadãos mais responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade do nosso planeta”.
O Município de Sintra tem apoiado, ao longo dos anos, as escolas envolvidas no programa Eco-Escolas, reconhecendo a sua importância para a promoção da educação ambiental. Esta iniciativa promove a literacia ambiental e incentiva a participação ativa da comunidade escolar e extraescolar. Além de permitir a articulação com outros programas educativos, o programa reconhece e valoriza o trabalho contínuo das escolas na melhoria do seu desempenho ambiental, premiando os estabelecimentos de ensino com o Galardão Bandeira Verde.
No ano letivo 2023/2024, um total de 66 escolas do concelho de Sintra aderiu à iniciativa, demonstrando o seu empenho na sustentabilidade e na implementação de boas práticas ambientais.
O projeto “O Oceano – Conhecer para Cuidar” visa promover a literacia ambiental, a preservação dos recursos naturais da região e a sensibilização das comunidades para a importância da conservação dos oceanos. Esta iniciativa envolve investigadores nacionais e, para o presente ano letivo, abrangerá 16 turmas do Ensino Básico, envolvendo cerca de 400 alunos.
Através de atividades educativas e pedagógicas, as crianças exploram temas como o lixo marinho e a conservação dos oceanos, fortalecendo a sua ligação com a natureza e desenvolvendo uma maior consciência ambiental. Algumas das atividades são realizadas ao ar livre, estimulando não só o respeito pelo meio ambiente, mas também a criatividade dos alunos.
Com uma abordagem pedagógica prática e imersiva, o projeto incentiva atitudes mais sustentáveis, contribuindo para a proteção dos valores naturais do litoral de Sintra e dos oceanos.
