

Câmara de Sintra reforça educação ambiental nas escolas do concelho
A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a celebração do protocolo para a continuidade do projeto Eco-Escolas nas escolas do concelho durante o ano letivo 2025/2026.
O protocolo com a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) irá garantir a continuidade do programa Eco-Escolas na promoção da literacia ambiental e na articulação de com outros projetos escolares com vista ao Galardão Bandeira Verde.
O Município de Sintra tem apoiado, ao longo dos anos, as escolas envolvidas no programa Eco-Escolas, reconhecendo a sua importância para a promoção da educação ambiental. Esta iniciativa promove a literacia ambiental e incentiva a participação ativa da comunidade escolar e extraescolar. Além de permitir a articulação com outros programas educativos, o programa reconhece e valoriza o trabalho contínuo das escolas na melhoria do seu desempenho ambiental, premiando os estabelecimentos de ensino com o Galardão Bandeira Verde.
Em 2023 Sintra foi distinguida com o Galardão Bandeira Verde (ECOXXI), entrando na lista dos dez concelhos portugueses com os melhores índices de sustentabilidade ambiental. No ano letivo 2024/2025, 67 escolas do concelho de Sintra aderiram à iniciativa, demonstrando o seu empenho na sustentabilidade e na implementação de boas práticas ambientais.
[A divulgação deste comunicado ocorre após o período das eleições autárquicas, embora diga respeito a uma iniciativa aprovada anteriormente, em conformidade com as orientações da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e com a legislação eleitoral em vigor. Esta medida visa assegurar o cumprimento dos princípios de neutralidade e imparcialidade das entidades públicas durante o período eleitoral].
