

Sintra avança com requalificação de espaço para Centro de Interpretação Ambiental
A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a adjudicação da empreitada de Recuperação da antiga Casa das Matas Nacionais da Azóia, para acolher o Centro de Interpretação Ambiental.
A instalação, cuja empreitada representa um investimento superior a 181 mil e 373 euros, do Centro de Interpretação Ambiental (CIA) da Azóia é mais um passo importante para a conservação e sensibilização ecológica no Parque Natural de Sintra-Cascais.
O local, propriedade do município de Sintra, acolherá assim o centro de interpretação ambiental que irá apoiar ações de restauro ecológico, bem como divulgar todo o conhecimento sobre a natureza e a fauna local.
Implantado no coração da Serra de Sintra, e muito próximo do mar, em pleno Parque Natural Sintra-Cascais, com o objetivo de proteger a faixa costeira e os ecossistemas marinhos, razão pela qual neste espaço funcionará também a Rede de Arrojamento de Cetáceos e Tartarugas Marinhas da Região da Área Metropolitana de Lisboa e Vale do Tejo (RALVT), coordenada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com o objetivo de monitorizar e mitigar o fenómeno do arrojamento destes animais nas praias.
[A divulgação deste comunicado ocorre após o período das eleições autárquicas, embora diga respeito a uma iniciativa aprovada anteriormente, em conformidade com as orientações da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e com a legislação eleitoral em vigor. Esta medida visa assegurar o cumprimento dos princípios de neutralidade e imparcialidade das entidades públicas durante o período eleitoral].
