Câmara de Sintra dá continuidade à formação e sensibilização sobre proteção da floresta

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a continuidade da colaboração com a Associação Bloom para o projeto Forest Flow – Programa de Formação na Natureza para professores, no valor de 12 mil e 500 euros.

Este protocolo assinado pelo município de Sintra, a Associação Movimento Bloom e a Fundação CulturSintra FP, visa a formação em educação ambiental e para a natureza de 250 professores do concelho cujas ações de sensibilização acontecem na Quinta da Ribafria.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, este projeto que junta “docentes e não docentes das escolas de Sintra e promove para além das aprendizagens de educação ambiental, o papel importantíssimo que é o da defesa da nossa floresta”.

O projeto prevê a realização de 15 sessões de divulgação do projeto junto dos agrupamentos de escolas do concelho, e de 10 ações de formação dirigidas a 250 professores das escolas de Sintra, que combinam a abordagem pedagógica Forest School (UK), com o método Flow Learning (EUA).

A abordagem Forest School assenta no conceito de aprendizagem transformacional, desenhada em função das necessidades, habilidades, escolhas e interesses específicos de cada individuo, sendo ao mesmo tempo divertida e desafiante, assenta no brincar, explorar, descobrir e partilhar. Já o método Flow Learning desenvolve uma metodologia lúdico criativa estruturada em quatro estágios: o fazer, o observar, o sentir e o pensar. Estes fatores constituem a base fundamental do projeto e permitem aos formandos trabalharem competências intra e interpessoais com os seus alunos.

O projeto Forest Flow, teve início em Sintra no ano de 2022 e até ao momento já formou 166 professores e educadores repartidos por 11 ações de formação na natureza que contribuíram para o reforço das competências destes docentes na formação e sensibilização das camadas mais jovens para a preservação e proteção da floresta.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos