Medalha de Mérito Municipal Grau Prata entregue a Gabriel Boavida

27-04-2017 gb

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, entregou a Medalha de Mérito Municipal Grau Prata, na Classe Ação Social e Saúde, a Gabriel Boavida, no passado dia 28 de abril, pelo conjunto de ações que tem vindo a desenvolver no socorro às vítimas de paragem cardiorrespiratória.

Irmão do falecido ator José Boavida, também este vítima de paragem cardiorrespiratória, Gabriel Boavida iniciou um conjunto de ações de socorro para vítimas de situações idênticas que contribuiu para a instalação de uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) no Hospital Amadora Sintra, em março de 2016.

A Câmara de Sintra deu também inicio ao Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa, que já dotou com este meio de socorro 15 serviços municipais e 29 escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário.

Gabriel Boavida salientou que medidas como estas “vão permitir salvar vidas no futuro”, congratulando-se com o facto de Sintra passar a ser um parceiro “de excelência” nesta área.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “o concelho está profundamente grato a Gabriel Boavida, pela luta que abraçou”.

“O Gabriel lutou por todos nós e fez um trabalho exemplar no suporte básico de vida. Lutou para que os bombeiros do município tivessem, todos eles, desfibrilhadores. Agora, fê-lo também pelas escolas”, referiu o autarca.

A entrega da Medalha de Mérito Municipal decorreu na Escola Secundária Leal da Câmara, em Rio de Mouro, onde foi apresentado o plano estratégico na área da reanimação cardiorrespiratória, que incluiu a entrega de 29 desfibrilhadores às escolas do concelho, abrangendo cerca de 30 mil alunos, três mil docentes e 500 não docentes.

Presentes na cerimónia estiveram o secretário de Estado da Educação, João Marques da Costa, e o presidente do Conselho de Administração do Hospital Fernando da Fonseca, Francisco Velez Roxo.