Prémio da Sociedade Portuguesa de Filosofia para jovem de Sintra

filosofia2

Hugo Ferreira Luzio, jovem aluno do 2º ano de Filosofia e residente na Assafora, Sintra, venceu a edição de 2015 do Prémio SPF, promovido pela Sociedade Portuguesa de Filosofia com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com o ensaio “A Continuidade Física Garante a Persistência Pessoal no Tempo”.

Hugo Luzio frequenta a licenciatura em Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde integra o Grupo de Estudos Políticos e o grupo de discussão filosófica Argument Clinic. Em 2014, obteve uma menção honrosa nas III Olimpíadas Nacionais de Filosofia e, no ano seguinte, uma medalha de bronze nas I Olimpíadas Iberoamericanas de Filosofia. Foi o vencedor do Prémio Prof. Doutor Joaquim Cerqueira Gonçalves 2015, promovido pela revista Philosophica, com o ensaio “Sonicismo Tímbrico e Instrumentalismo: Uma Disputa Ontológica”.

No ensaio premiado, Hugo Luzio critica os critérios psicológicos mais salientes na literatura filosófica, bem como alguns dos critérios fisiológicos, defendendo um critério corpóreo segundo o qual a identidade pessoal consiste numa relação causal de continuidade física bruta.

Os ensaios foram avaliados sem conhecimento da identidade dos seus autores.