100 anos do nascimento de Vergílio Ferreira

vergilio ferreira

Passam a 28 de janeiro cem anos do nascimento de Vergílio Ferreira, que a Sintra dedicou algumas páginas e inúmeras referências a Fontanelas e outros sítios de Sintra, onde concluiu trabalhos literários, e escreveu alguns dos seus romances inspirado no mar e na paisagem, desde que se radicou em Lisboa em 1960 e em Fontanelas encontrou o lugar  para escapar do bulício da capital, até morrer em Março de 1996.

Em Fontanelas concluiu obras como Para Sempre e Na Tua Face, e toda a ação de Nítido Nulo decorre no Magoito. Mas também a Peninha, o Cabo da Roca ou Almoçageme surgem nas suas páginas e diários. “Estar ali uns dias. É bom na imaginação. Ouvir a voz das origens, espraiar de nós o que em nós se reprime. Dilatarmo-nos a uma obscura dimensão cósmica. Sermos mais do que nós.” Escreveu ele sobre Sintra, a terra onde a História se fez jardim.

Sintra já o recorda em pedra, com o monumento e a rua em seu nome em Fontanelas, tendo realizado em tempos um importante colóquio em torno da sua vida e obra.