Requalificação do MASMO a avançar | S. João das Lampas e Terrugem

A Câmara Municipal de Sintra tem em curso a empreitada de recuperação dos Blocos A, B e E do MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, que representa um investimento no valor de 286 mil e 500 euros.

De momento os trabalhos decorrem no Bloco B e envolvem a remoção e substituição do telhado e a pintura das paredes interiores com cal.

Esta requalificação tem por objetivo valorizar o património municipal, assegurar os níveis de segurança dos visitantes e funcionários e melhorar as condições de conservação das peças museológicas.

Na 1.ª fase da intervenção os trabalhos decorrerão numa área aproximada de 1.600 m² e serão realizados nos Blocos A (alpendre, átrio do museu, pátio, exposições temporárias e “Cripta Etruca”), B (Basílica Romana) e E (café, auditório e instalações sanitárias).

As intervenções contemplam trabalhos a nível dos rebocos, cantarias, impermeabilizações, serralharias, vãos de portas e janelas, pavimentos e coberturas.

A funcionar desde 1999, o MASMO, Villa e Necrópole, é abrangido pela ZEP – Zona Especial de Proteção do Imóvel de Interesse Público, pelo espólio e pelas atividades que promove, constituindo-se como um dos pontos de interesse dos roteiros e dos circuitos culturais, pedagógicos e turísticos do concelho de Sintra.