Construção de Bacia de Retenção em Vale Flores | UF de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra irá avançar com os trabalhos de construção da Bacia de Retenção na Rua Eusébio da Silva Ferreira, Vale Flores, na União das Freguesias de Sintra, num investimento de cerca de 312 mil euros.

Esta intervenção, levada a cabo pela autarquia, abrange uma área aproximada de 19.000 m² e visa a construção de um sistema naturalizado de retenção temporária das águas pluviais de modo a retardar a sua entrada coletor, diminuindo assim a pressão na rede e simultaneamente valorizar este espaço em termos ecológicos e paisagísticos.

A intervenção, agora aprovada, contempla a alteração da morfologia do terreno de modo a formar duas bacias ligadas em série. A bacia situada no lado poente terá uma dimensão inferior e a sua função principal será a de desacelerar a velocidade das águas, através da execução de um percurso serpenteado formado por molhes de pedras e a segunda bacia servirá para reter e infiltrar as águas em caso de ocorrerem eventos meteorológicos extremos.

As bacias serão construídas em terreno natural e revestidas por prado, contemplando, também, a manutenção da vegetação existente que tenha valor e novas plantações.
O projeto tem por objetivo mitigar os efeitos das inundações urbanas que desde 2010 tem afetado toda esta área.

Localizado na faixa de Servidão Administrativa do Domínio Híbrido, este projeto foi objeto do Protocolo de Cooperação Técnica realizado entre a Agência Portuguesa do Ambiente, IP (Infraestruturas de Portugal) e o Município de Sintra para a candidatura apresentada ao COMPETE 2020, Eixo VII (OT 13-PI 131) apoio à transição climática – intervenções de reabilitação da Rede Hidrográfica.

A intervenção de execução da bacia de retenção de Vale Flores conta com um financiamento FEDER de 451 mil euros.