Autarquia reabilita fontes históricas de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra inicia, ainda no decorrer do mês de março, trabalhos de manutenção e conservação das fontes históricas de Sintra.

Esta intervenção abrange 7 fontes históricas que apresentam sinais de degradação provocados pela ação do tempo e dos agentes atmosféricos.

A reabilitação vai contemplar, numa primeira fase, trabalhos de limpeza nas paredes em alvenaria, pedras e azulejos dos fontanários, desmatação de vegetação infestante e remoção de graffitis. De seguida, irá proceder-se à reabilitação e pintura de paredes, restauro de azulejos, recuperação de lanternas e de gradeamentos e reparação pontual do piso envolvente dos fontanários.

Os trabalhos têm uma duração prevista de 4 meses e vão decorrer de forma contínua, faseados em 3 grupos de intervenção:

1.º grupo - Fonte da Sabuga, Fonte da Pipa e Fonte dos Pisões;
2.º grupo - Fonte D’El Rei, Fonte da Mata Alva e Fonte dos Ladrões;
3.º grupo - Fonte do Rio do Porto.

Dependendo da natureza das intervenções a realizar, a coleta de água nas fontes será interditada pelo período de tempo necessário para a realização dos trabalhos de cada um dos grupos a intervencionar.

A Câmara Municipal de Sintra agradece a compreensão de todos.