9 de maio – Dia da Europa

europa maio-17
Comemora-se hoje, 9 de maio, o Dia da Europa, lembrando a data em que Robert Schuman propõe a ideia de uma Europa estruturada para fazer face à reconstrução europeia cinco anos após a II Guerra Mundial.

A designada "Declaração Schuman» propõe, em 1950 e neste dia, "inspirado por Jean Monnet, a criação de uma comunidade europeia para gerir o carvão e o aço (matérias base do poderio militar e do desenvolvimento industrial). Assim em 1951, é criada a CECA. A esta primeira organização supranacional seguiu-se em 1957, a criação de mais duas comunidades europeias, a CEE e CEEA, precursora da União Europeia" (in "Eurocid").

O Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, integra o Comité das Regiões, órgão consultivo, da União Europeia, composto por representantes eleitos de autoridades locais e regionais dos 28 países, participando no processo legislativo europeu em temas tão importantes como o emprego, a politica social, a coesão económica e social, os transportes, a energia e as mudanças climáticas.

A autarquia, através do seu presidente integra também a delegação nacional para o Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa.