250 alunos comemoram o Dia da Europa em Sintra

No âmbito da comemoração do “Dia da Europa”, celebrado a 9 de maio, a autarquia assinalou este dia com a interpretação do Hino da Alegria por alunos do Agrupamento Leal da Câmara, nos Paços de Concelho, e com uma aula de cidadania "Europa: casa da democracia", proferida pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, na Escola Ferreira Dias.

Cerca de 250 alunos de escolas do Agrupamento Leal da Câmara foram recebidos nos Paços do Concelho para interpretarem do Hino da Alegria e exibição das bandeiras dos 28 Estados-Membros da União Europeia com o objetivo de sensibilizar para o papel e importância da União Europeia e da democracia parlamentar europeia entre os jovens.

Basílio Horta referiu que “hoje é um dia muito importante para Sintra, com as bandeiras da União Europeia e com jovens a partilhar o sonho europeu”.

“A constituição da União Europeia foi uma criação de grande esforço para que fosse um espaço de coesão e paz. Este ideal de justiça, paz e solidariedade social deve acompanhar-vos ao longo da vida, vocês estão na plenitude deste sonho, de uma sociedade mais justa e mais coesiva”, concluiu o edil.

Esta iniciativa pretendeu, igualmente, responder ao desafio lançado pelo Parlamento Europeu intitulado “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu” à qual a Escola Leal da Câmara se candidata. O projeto pedagógico tem como objetivo a consciencialização dos jovens sobre a cidadania europeia e o papel do Parlamento Europeu nos seus processos de decisão e os seus resultados para a vida quotidiana.

Às 15h00, a Escola Ferreira Dias, que integra a rede de Escolas UNESCO, recebeu a palestra "Europa: casa da democracia" ministrada por Basílio Horta para cerca de 60 alunos de modo a sensibilizar e apelar à educação cívica, nos pressupostos de  liberdade e responsabilidade.

Basílio Horta começou por explicar a ampla definição de democracia “que é a capacidade de fiscalizar e acompanhar as formas de governo que escolhemos, democracia é a capacidade dos governos de conviver e respeitar vontades e interesses diferentes e respeito pelos direitos sociais”.

“Esta Europa é a vossa Europa e a escola é o ponto de partida para um futuro de paz, coesão social e tolerância”, concluiu o edil.

O Dia da Europa comemora a paz e a unidade e assinala o aniversário da “Declaração Schuman”. A 9 de maio de 1950, Schuman propõe, inspirado por Jean Monnet, a criação de uma comunidade europeia para gerir o carvão e o aço (base do poderio militar e do desenvolvimento industrial). Em 1951, é criada a CECA, 1.ª organização supranacional, 1.º passo para a integração europeia. Em 1957, os Tratados de Roma consolidam esta integração com a criação das comunidades CEE e CEEA. Assim, a União Europeia nasceu de uma iniciativa de paz focada na construção de um futuro comum.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, integra o Comité das Regiões, órgão consultivo, da União Europeia, composto por representantes eleitos de autoridades locais e regionais dos 28 países, participando no processo legislativo europeu em temas tão importantes como o emprego, a política social, a coesão económica e social, os transportes, a energia e as mudanças climáticas.