Consulte a nossa Política de Privacidade
Perguntas Frequentes sobre o Regulamento Geral de Proteção de Dados da Câmara Municipal de Sintra
Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável
Sintra foi a terceira cidade portuguesa, de um total de 43 autarquias de todo o mundo, convidada a a participar na iniciativa Crescimento Inclusivo das Cidades, promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e pela Fundação Ford.
A 29 de março de 2016, assinou a Declaração de Nova Iorque na qual constam medidas estratégicas para combater as desigualdades sociais e promover em crescimento inclusivo das cidades, constituída por 17 objetivos e 169 metas a alcançar até 2030, tendo em vista a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável.
Sintra já tinha em 2015 participado na Cimeira Global de Presidentes de Câmara “Unidade na Diversidade”, realizada em Florença, Itália. As cidades ali reunidas assinaram a designada "Carta de Florença", onde reconhecem a totalidade de valores naturais, ambientais e culturais, que contribuem para a constituição das diferentes identidades das comunidades, grupos e indivíduos que as habitam.
Consulte aqui:
Agenda 21 Local
“A Agenda 21 Local é um processo participativo, multissectorial, que visa atingir os objetivos da Agenda 21 ao nível local, através da preparação e implementação de um Plano de Ação estratégico de longo prazo dirigido às prioridades locais para o desenvolvimento sustentável.” in International Council for Local Environmental Iniciatives (ICLEI).
O desenvolvimento sustentável tem sido alvo de interesse e discussão desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, conhecida como a Cimeira da Terra.
A Autarquia de Sintra realizou, a 25 e 26 de janeiro de 2005, o Fórum Agenda 21 Local " Sustentabilidade e Municipalismo" onde juntou freguesias, associações, empresários, técnicos e cidadãos que trabalharam em conjunto e definiram as prioridades para o desenvolvimento sustentável nas vertentes ambiental, social e ecomómica.
Desta partilha de ideias resultou a Carta de Sintra como documento orientador para a implementação de uma Agenda 21.
Consulte aqui:
Outros Documentos:
A Câmara Municipal de Sintra disponibiliza aos seus munícipes, visitantes e investidores diversas publicações digitais, tais como: newsletters, infomails, convites, cartas e folhetos, enviadas por e-mail.
Uma comunicação municipal abrangente fortalece a união com os cidadãos, procurando a construção de um Município melhor.