Conselho de Opinião da Paisagem Cultural de Sintra

O Conselho de Opinião da Paisagem Cultural de Sintra - Património Mundial foi criado por deliberação da Câmara Municipal de Sintra, em concertação com a Parques de Sintra Monte da Lua, SA, sendo um órgão consultivo que assegura a participação científica e cívica da comunidade local no desenvolvimento de uma paisagem cultural sustentável e participada.

A actividade do Conselho de Opinião tem natureza exclusivamente consultiva e incide sobre a área de Paisagem Cultural de Sintra, veiculando a discussão, compreensão e partilha de informação sobre temas referente à Paisagem Cultural de Sintra.

As deliberações do Conselho de Opinião não são vinculativas e têm carácter meramente consultivo ou informativo, não se substituindo às atribuições e competências legais das entidades com responsabilidades na gestão da Paisagem Cultural de Sintra.

O Conselho de Opinião é composto por 16 (dezasseis) membros, presidido pelo Presidente da Câmara Municipal de Sintra, apoiado pelo Coordenador do Gabinete do Património Mundial.

Composição do Conselho de Opinião

• Basílio Horta

Presidente da Câmara Municipal de Sintra

• Manuel Carrasqueira Baptista

Presidente do C.A. da Parques de Sintra- Monte da Lua

• José Cardim Ribeiro
    Arqueólogo, professor universitário, diretor do Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas. Impulsionador da candidatura de Sintra a Património da Humanidade durante vários anos Comissário da Paisagem Cultural de Sintra. Conferências e estudos sobre a Paisagem Cultural de Sintra.

• Diogo Lino Pimentel
    Arquiteto, antigo consultor da Câmara Municipal de Sintra. Personalidade de referência com estudos publicitados e grande experiência na análise de processos, prestava parecer aos projetos sobre a área do Plano de Urbanização de Sintra (Plano de Groer).

• Gerald Luckhurst
    Arquiteto Paisagista, membro do Landscape lnstitute de Londres e APAP (Associação de Arquitetos Paisagistas Portuguesa) Doutorado com a tese: Monserrate , na English Landscape Garden in Portugal . Antigo consultor da Câmara Municipal de Sintra e do antigo Instituto Português de Património Cultural , atualmente colaborador da Parques de Sintra Monte da Lua. Autor do livro Sintra: a paisagem e as suas quintas.

• José Maria Lobo de Carvalho
    Arquiteto responsável pelo projeto de reconstrução do Chalet da Condessa d'Edla e pelas intervenções no Palácio da Pena. Prémio Grémio Literário 2012 (Menção Honrosa) atribuído pelo projeto de arquitetura e investigação histórica da reconstrução do Chalet da Condessa d' Edla (PSML,  Sintra) editor-Adjunto da publicação  Patrimonio.pt-plataforma  Património Cultural.

• Alberto Castro Nunes
    Arquiteto membro do ICOMOS (Internacional Council of Monuments and Sites), colaborou em diversos estudos para a salvaguarda da zona " tampão " e de "transição" da Paisagem Cultural integrando a equipa do arquiteto Leon Krier.

• Thiago Braddell
    Arquiteto com inúmeros projetos de arquitetura na área da Paisagem Cultural de Sintra, destacando-se o projeto de recuperação do Hotel Lawrence em Sintra . Arquitetura e Romantismo em Sintra foi o  tema  da  sua apresentação no Colóquio Nacional sobre Raul Lino.

• Jorge  Braga  de  Macedo
    Economista,  elaborou  o  Plano  de  Desenvolvimento Estratégico do Concelho de Sintra em 2005 com as realidades que se vivem em Sintra e que visava alcançar  a "Sintra Ideal - 2015", com a análise das " 4 Sintras " como denominou -  a Histórica e Parque Natural, a Industrial, a Rural e o Corredor Urbano.

• Adriana Jones
    Associação de Defesa do Património de Sintra, Impulsionadora do Movimento para a criação da Área de Paisagem Protegida e Parque Natural e de muitos projetos de salvaguarda do Património de Sintra (Volta do Duche, adoção de árvores de Sintra).

• Gabriel Cruz
    Associação Cívica e Cultural Canaferrim.

• Manuel Cavalleri
    Associação dos proprietários Quintas na Serra de Sintra . A APQSS representa a  quase totalidade  dos  proprietários de quintas  privadas  na  área da Paisagem Cultural e tem por objetivo a defesa dos interesses gerais e específicos dos seus associados no quadro da proteção do património paisagístico da Serra de Sintra . Tem por objetivo prioritário a conservação, manutenção das atividades existentes e a promoção da sustentabilidade do património.

• Dinah Azevedo Neves
    Associação dos Amigos Monserrate. A Associação Amigos de Monserrate, é uma organização não governamental fundada em 1992 e constituída unicamente por voluntários, tem como cultural, estético e natural do Palácio e Jardins de Monserrate, assim como angariar fundos com vista ao seu restauro emanutenção.

• João Rodil
    Escritor, poeta e ensaísta, com mais de vinte obras publicadas, muitas das quais sobre a História, a Literatura e a Etnografia sintrense, objeto preferencial de uma vida de estudo e investigação.

• Vitor Marques

Associação Amigos da Vila Velha. Associação criada no Centro Histórico de Sintra e com preocupações ao nível da reabilitação do  património  e mística de Sintra.

•  Joana Pascoal

ATS - Associação Turismo de Sintra. Tem como missão "Potenciar o Destino de Sintra ".