Consulte a nossa Política de Privacidade
Perguntas Frequentes sobre o Regulamento Geral de Proteção de Dados da Câmara Municipal de Sintra
{tab=Refeições escolares / Ementas }
A ementa é elaborada de acordo com os princípios de uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades da população escolar, salvaguardando as normas gerais de higiene e segurança alimentar a que estão sujeitos os géneros alimentícios e atendendo às orientações da Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, sob supervisão técnica da dietista da Câmara Municipal de Sintra.
|
Para marcação das refeições escolares CLIQUE AQUI
Os refeitórios escolares servem prioritariamente os alunos dos estabelecimentos de ensino em que se integram. Os refeitórios podem ainda ser utilizados por alunos de outros estabelecimentos de ensino, bem como pelo pessoal docente e não docente dos respetivos estabelecimentos.
O funcionamento dos refeitórios escolares é regido pelo Regulamento Municipal de Funcionamento e Gestão dos Refeitórios Escolares do Concelho de Sintra, que pode ser consultado nesta página.
Os refeitórios escolares funcionam em estabelecimentos de ensino Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, do concelho de Sintra.
O funcionamento dos refeitórios escolares é regido pelo Regulamento Municipal de Funcionamento e Gestão dos Refeitórios Escolares do Concelho de Sintra, publicado no Diário da República, 2.ª série — N.º 200 — Aviso n.º 11685/2015 de 13 de outubro.
Refeitórios de confeção local
A refeição é confecionada na cozinha da escola.
Nas escolas é realizada a regeneração da temperatura dos alimentos e respetivo serviço. A regeneração é efetuada em forno convetor a vapor, que atinge uma temperatura final entre 70 e 82º C, conferindo ao alimento a textura e sabor originais.
Horário de funcionamento
Venda de senhas e pagamento
O valor da refeição corresponde à refeição completa - sopa, prato principal, pão, água e sobremesa - não sendo possível a aquisição dos constituintes da mesma de forma avulsa.
Valor das refeições para o ano letivo 2015-2016:
Destinatários |
Almoço |
Lanche |
Almoço + Lanche |
|
Alunos: |
||||
Escalão C |
1,46 |
0,40 |
1,80 |
|
Escalão B |
0,73 |
0,20 |
0,90 |
|
Escalão A |
gratuito |
gratuito |
gratuito |
|
Adultos acompanhantes de alunos |
2,20 |
0,40 |
--- |
|
Adultos Simples |
4,10 |
0,40 |
--- |
- Na plataforma Web SIGA pode consultar todas as informações referentes ao almoço e lanche escolar, saldos e pagamentos. Os dados de acesso pessoais (login) à plataforma são fornecidos pelo Departamento de Educação da Câmara Municipal de Sintra;
- O pagamento das refeições é realizado mensalmente, após emissão de fatura pela Câmara Municipal de Sintra, em qualquer caixa multibanco na opção “Pagamento de Serviços” ou nos postos de atendimento, nos dias e horário afixados para este efeito;
- É obrigatória a marcação antecipada da refeição (almoço e/ou lanche) na plataforma SIGA ou solicitando esta marcação nos postos de atendimento. A marcação da refeição é realizada até às 16H00 do dia anterior ao consumo da mesma, sob pena desta não ser fornecida;
- As refeições previamente marcadas podem ser anuladas na plataforma SIGA ou nos postos de atendimento. Nas escolas com confeção local a anulação deve ser realizada até às 16H00 do dia anterior ao consumo. Nas escolas com confeção diferida a anulação deve ser realizada até três dias antes do seu consumo, exceto em caso de doença, devidamente comprovada por atestado médico. As refeições não anuladas nos prazos indicados serão consideradas como consumidas.
Regras de comportamento
> Lavar as mãos antes e após as refeições;
> Entrar no refeitório de forma ordenada e de preferência ocupar o mesmo lugar à mesa;
> Brinquedos, bolas e/ou outros objetos são para utilizar fora do espaço do refeitório;
> Conversar de forma educada com as funcionárias e demais pessoal de apoio ao refeitório;
> Aguardar com tranquilidade pela refeição e usar corretamente os talheres: colher, garfo e faca;
> Provar todos os constituintes da refeição e consumir, pelo menos, parte deles;
> Para repetir a refeição colocar levantar o dedo no ar e pedir ajuda à funcionária;
> Sair do refeitório apenas depois de terminar a refeição.
Todos os refeitórios escolares têm implementado o sistema HACCP que visa a análise dos riscos e controlo dos pontos críticos, no que respeita à segurança alimentar. Os pré-requisitos para implementação e cumprimento dos mesmos nomeadamente no que se refere:
> Instalações, equipamentos, utensílios e superfícies em contato com os géneros alimentícios;
> Permitem uma adequada manutenção e limpeza e são constituídos por materiais lisos, laváveis, resistentes à corrosão e não tóxicos.
Seleção de fornecedores
Designadamente o controlo de matéria-prima mediado por análises microbiológicas periódicas e registos que permitem verificar o cumprimento de requisitos como temperatura e características organolépticas.
Planos de higienização
Contempla equipamentos e instalações a higienizar, ações a desenvolver e respetivos produtos, método (limpeza e desinfeção), periodicidade, responsável e registo de higienização. As fichas técnicas dos produtos encontram-se igualmente na unidade.
Controlo de pragas
A cada interrupção letiva são realizadas campanhas de desinfestação de forma a evitar parasitas.
Abastecimento de água
Controlo garantido de qualidade das águas fornecidas pela rede pública de abastecimento.
Gestão de resíduos
A autarquia tem um protocolo com a Agência Municipal de Sintra para a recolha do óleo alimentar usado.
Saúde
As funcionárias são consideradas aptas pela Medicina do Trabalho, a comprovar pela existência das fichas de aptidão médica.
Formação
Anualmente a Câmara Municipal de Sintra promove ações de formação sobre temáticas de higiene, segurança alimentar, HACCP, nutrição infantil.
Boas práticas de fabrico
Higiene pessoal (proibição de adornos, politica de lavagem de mãos, fardamento limpo e adequado);
Receção de matérias-primas (verificação das características organolépticas, estado da embalagem, condições de transporte, rotulagem e prazos de validade, guia de rastreabilidade);
Acondicionamento da matéria-prima e rotulagem (descartonamento dos produtos, FEFO (first end first out), manutenção de rótulos e colocação da data de abertura nos produtos encetados);
Descongelações (descongelação lenta, em refrigeração, em tabuleiros adequados a este fim. Na impossibilidade de frio o produto descongela na zona mais fresca da unidade, em tempo nunca superior a 16H);
Desinfeções de fruta e vegetais (todos os alimentos para consumo em cru são lavados e desinfectados mediante a utilização de pastilhas de desinfeção);
Utilização de óleos de fritura (para além do controlo de temperatura, o óleo de fritura não é reutilizável independentemente da saturação);
Luvas e máscaras (preconiza-se a utilização de luvas e máscaras nos procedimentos de corte e desfia de produtos confecionados, corte de pão, empratamento de sobremesas e manipulação de fruta e vegetais desinfetados);
Contaminações cruzadas (separação dos produtos crus e confecionados, desfasamento dos procedimentos de preparação, confeção e lavagem de loiça).
Rastreabilidade
Procede-se à retenção da guia de rastreabilidade (fornecida na entrega de matéria-prima) por um período de 3 meses, retenção dos rótulos dos produtos utilizados e recolha de amostras e sua manutenção por 72 horas.
Refere-se ainda que através do registo diário do plano HACCP são monitorizados os procedimentos de receção, as temperaturas dos equipamentos de frio, a descongelação, preparação e desinfeção de saladas e fruta, o controlo de óleos alimentares, as temperaturas de confeção e de empratamento.
Cada unidade é sujeita a auditorias mensais (inspeção), de modo a verificar-se o cumprimento das normas estabelecidas.
> Uma sandes;
Quando devidamente justificadas por prescrição médica podem ser servidas dietas personalizadas. Para o aluno que necessitar de cuidados especiais na alimentação (alergia, intolerância alimentar ou outros), a escola ou o encarregado de educação deve enviar, a cada ano letivo, o respetivo atestado médico para a Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra.
O fornecimento de refeições volantes é possível desde que a requisição das refeições seja apresentada na Divisão de Educação da Câmara com uma antecedência superior a 72horas úteis, relativamente aos dias de fornecimento da matéria-prima nos estabelecimentos de ensino (terça e quinta), de modo a viabilizar-se o pedido extra.
A refeição volante é constituída por:
> Garrafa de água;
> Sumo 100%;
> Duas sandes;
> Peça de fruta;
> Dose individual bolacha tipo Maria.
A educação alimentar é fundamental para a promoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis e pode ter resultados extremamente positivos, em especial quando desenvolvida com grupos etários mais jovens, no sentido da modelação e da capacitação para escolhas alimentares saudáveis.
Quadro Sintese das Refeições Previstas para pausa lectiva do Natal-2014-2015
###BLANK###
Câmara Municipal de Sintra
A Câmara Municipal de Sintra disponibiliza aos seus munícipes, visitantes e investidores diversas publicações digitais, tais como: newsletters, infomails, convites, cartas e folhetos, enviadas por e-mail.
Uma comunicação municipal abrangente fortalece a união com os cidadãos, procurando a construção de um Município melhor.