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Perguntas Frequentes sobre o Regulamento Geral de Proteção de Dados da Câmara Municipal de Sintra
A 2 de abril de 1887 realizou-se a viagem inaugural entre as estações de Alcântara-Terra e Sintra, ligando assim, em definitivo, a capital e a Vila de Sintra por comboio.
O primeiro projeto para a instalação de uma ligação ferroviária até Sintra foi apresentado pelo Conde Claranges Lucotte, que propôs um caminho de ferro entre o Forte de São Paulo, em Lisboa, e Sintra. O respetivo contrato foi assinado em 30 de setembro de 1854 e aprovado por uma lei de 26 de julho do ano seguinte; no entanto, surgiram várias dificuldades, que levaram à rescisão do contrato, em 27 de março de 1861. Em 25 de outubro de 1869, o governo autorizou o Duque de Saldanha a construir uma ligação ferroviária em sistema Larmanjat, expandido até Sintra em 1871, mas vários problemas provocaram o seu encerramento em 1877.
Em janeiro de 1880, foi debatido, no parlamento, um contrato, assinado no mesmo mês com a Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, para a construção de uma linha entre a Estação de Santa Apolónia e Pombal, passando pelo Vale de Chelas e pelas localidades de Torres Vedras, Caldas da Rainha, São Martinho e Marinha Grande; o governo apoiaria este projeto, com uma garantia de juro de 6% sobre a exploração. No entanto, esta proposta foi cancelada devido à queda do governo, pelo que a Companhia apresentou um novo plano ao parlamento, que consistia em dois grupos de linhas; o primeiro agrupamento era composto por uma ligação entre Alcântara e Torres Vedras, com ramais para Sintra e Merceana, enquanto que o segundo grupo continuava a linha até à Figueira da Foz e Alfarelos.
O governo estipulou que a construção do primeiro grupo de linhas seria contratado com a empresa Henry Burnay & Co., enquanto que as restantes ligações ficariam a cargo da Companhia Real; no entanto, esta discordou da decisão, e, em 9 de maio de 1883, chegou a acordo com a casa Burnay para assumir a construção do primeiro grupo, tendo o respetivo trespasse sido oficialmente pedido em 15 de maio de 1885, e autorizado por um despacho ministerial de 28 de julho, com uma garantia de juro de 5%.
A construção fez-se a bom ritmo, respeitando os trâmites administrativos firmados com o governo, tendo a ligação entre as Estações de Alcântara-Terra e Sintra sido estabelecida em 2 de abril de 1887.
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