Câmara de Sintra apoia integração de jovens estagiários em empresas do município

O Conselho Estratégico Empresarial de Sintra (CEE) realizou, na última quinta-feira, a I reunião ordinária de 2015, na Sala da Nau do Palácio Valenças.

No âmbito da reunião, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, salientou a rápida aprovação de um “bom projeto” para o município, devido à implementação das conferências de serviços em Sintra e, nesse sentido, referiu ainda que “a autarquia está a trabalhar para os projetos com possibilidade de investimento se concretizarem rapidamente”.

A primeira reunião ordinária deste ano do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra contou com a presença do orador José Maria Brandão de Brito, economista, que na apresentação intitulada “Programa de alívio quantitativo anunciado pelo BCE e o seu impacto na economia portuguesa” explicou a forma como a compra de ativos pode influenciar os mercados e a taxa da dívida nacional, ao abrigo do programa de alívio quantitativo anunciado, a 25 de janeiro, pelo Banco Central Europeu.

Nesta reunião, Eduardo Quinta-Nova, vereador com o pelouro da Ação Social, explicou o conceito da StartUp Social que vai nascer no mercado de Agualva e está inserido na “Fábrica do Empreendedorismo”, cuja medida se insere na área da empregabilidade e do empreendedorismo que a Câmara Municipal de Sintra promove em parceria com a Agência dos Empreendedores Sociais (SEA)). O objetivo da criação deste polo de incubação de micro iniciativas é dar uma resposta complementar à oferta existente e, desta forma, aumentar o grau de empregabilidade ou apoiar na criação de micro empresas a desempregados de longa duração ou com reduzidas qualificações, através da disponibilização de espaço físico para instalação das empresas.

Sobre a StartUp Social, Basílio Horta salientou que “o importante é as pessoas criarem os seus próprios postos de trabalho e dessa forma encontrarem estabilidade para as próprias vidas”.

Foram ainda apresentados resultados do projeto de estágios desenvolvido pelo Conselho Estratégico Empresarial de Sintra (CEE), que assegura a integração de jovens estagiários em empresas do concelho de Sintra e abre uma oportunidade de empregabilidade a quem a eles concorrerem. Os dados recolhidos (do período até final de março) apontam para duas centenas de estagiários colocados em empresas de várias áreas. No mesmo âmbito, o projeto estratégico de integração de jovens com necessidades especiais apresenta resultados positivos, com a integração em funções adequadas, de mais doze jovens, reforçando o sentido de utilidade, pertença e dignidade.

Na reunião foi ainda avançada informação preliminar sobre a avaliação do 1.º ano de Atividade do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra