Sintra renova programa "Praia Acessível a Todos"

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a continuidade do programa municipal “Praia Acessível a Todos”, para que os cidadãos com mobilidade condicionada tenham acesso à praia durante esta época balnear.

Assim, a autarquia irá celebrar um protocolo com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Colares no valor de 4 mil euros. O projeto Praia Acessível a Todos terá lugar na Praia das Maçãs, de 1 de julho a 31 de agosto, e pretende criar e melhorar as condições de acesso à praia de modo a possibilitar o acesso pleno, à água e ao areal, de qualquer cidadão portador de deficiência ou idosos com mobilidade condicionada/reduzida.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia “esta é uma forma de promover a inclusão permitindo que as pessoas com deficiência e idosos tenham acesso a este bem natural, assegurar as condições a para que estas pessoas usufruam e desfrutem da praia, é um ato de humanidade.”

Assim, o município irá disponibilizar passadeiras no areal, chuveiro e cadeiras de praia, modelo tiralô, que possibilitam a deslocação na areia e o acesso ao mar/banho, bem como a participação de 4 monitores de apoio, disponibilizados pela corporação de bombeiros de Colares.   Estes equipamentos apropriados, e disponibilizados gratuitamente pelo município, permitirão aos cidadãos beneficiarem das potencialidades lúdicas e terapêuticas que a praia/mar proporciona, tornando o lazer e a recreação acessível a todos.