
Sintra reforça apoio financeiro a projetos para comunidades desfavorecidas
A Câmara Municipal de Sintra aprovou um reforço de financiamento para projetos destinados a comunidades socialmente desfavorecidas, no âmbito das Operações Locais Integradas de Sintra (OIL).
A decisão, tomada em reunião do executivo, implica a alteração de contratos administrativos para viabilizar um aumento de apoios financeiros no valor de 96 mil euros, decorrente da reprogramação de projetos inseridos nas Operações Locais Integradas de Queluz e Belas, e de Agualva e Mira Sintra.
O presidente da autarquia, Basílio Horta, referiu que "Sintra continua a apostar no desenvolvimento social e na qualidade de vida dos seus cidadãos. Estes projetos são fundamentais para garantir oportunidades iguais para todos, fortalecendo os laços comunitários e promovendo um futuro melhor para a nossa população”.
No que diz respeito aos projetos incluídos na Operação Local Integrada de Queluz e Belas, o apoio municipal será aumentado de 175 mil euros para 236 mil euros. Os projetos que passam por reprogramação incluem "Dança d’Arte", "My Polis", "Rede de Apoio Idade Maior" e "Ciclismo na Estrada".
O reforço na Operação Local Integrada de Agualva e Mira Sintra diz respeito ao projeto “Criação de Sistema de Represas”, que será alvo de um aumento de 100 mil euros para cerca de 135 mil euros.
As Operações Locais Integradas de Sintra têm como objetivo promover a coesão social e territorial, baseando-se na inovação, capacitação e sustentabilidade.
O financiamento destes projetos é garantido pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, através do Plano de Ação nas Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas, operacionalizado na Área Metropolitana de Sintra. As OIL de Sintra abrangem a União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, a Freguesia de Algueirão-Mem Martins e a União das Freguesias de Queluz e Belas.