Sintra reforça apoio à saúde mental com novos protocolos

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, a celebração de dois protocolos na área da saúde mental, representando um investimento total de 30 mil euros. Os protocolos serão celebrados com a Delegação de Sintra da Cruz Vermelha Portuguesa e o Instituto São João de Deus - Casa de Saúde do Telhal.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, destacou a importância da celebração destes protocolos, sublinhando que "estas parcerias fortalecem o apoio a quem mais precisa e contribuem para a melhoria dos serviços prestados à comunidade".

O protocolo celebrado com a Delegação de Sintra da Cruz Vermelha Portuguesa, no valor de 10 mil euros, tem por objetivo o desenvolvimento de um projeto de intervenção social junto de adultos, crianças e adolescentes em situação de risco, promovendo o acesso a consultas de psicologia. Durante a vigência deste protocolo de colaboração, iniciado em abril de 2024, foram realizadas 471 consultas de psicologia.

Por sua vez, o protocolo com o Instituto São João de Deus - Casa de Saúde do Telhal, no valor de 20 mil euros, visa dar continuidade a um projeto na área da saúde mental dirigido a crianças, adolescentes e famílias em risco. Este projeto está a ser desenvolvido desde 2010, no âmbito de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Sintra e o instituto. Desenvolvido desde 2010 em parceria com a autarquia, este projeto permitiu a realização de 342 atos clínicos, no ano de 2023.

A promoção da saúde mental constitui uma das prioridades do Plano Local de Saúde de Sintra.

 

 

Image
Image