Sintra recebeu Encontro Metropolitano de combate à vulnerabilidade social

O presidente da Câmara Municipal de Sintra e Presidente do Conselho Metropolitano, Basílio Horta, participou no encontro Comunidades em Ação, promovido pela Área Metropolitana de Lisboa, no Centro Cultural Olga Cadaval.

Com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, o encontro Comunidades em Ação destacou os projetos de inclusão social que os municípios de Sintra, Cascais e Oeiras estão a desenvolver no que concerne a respostas sociais do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.

Na cerimónia de abertura, Basílio Horta, afirmou que “a luta contra a pobreza é um dos aspetos mais relevantes que o Estado, seja a nível central, regional ou local, enfrenta. A decisão da AML em elaborar este plano representa por isso um marco significativo”. Basílio Horta, acrescentou ainda que “a Câmara de Sintra, em paralelo com este plano, tem procurado garantir direitos básicos às comunidades através de diversos investimentos e projetos, cujo objetivo é promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida da população”.

O encontro reuniu decisores políticos, parceiros executores, dirigentes e técnicos municipais. A programação da manhã foi dedicada a uma componente técnica, enquanto a tarde foi reservada para visitas às operações em curso nos territórios. O programa incluiu duas mesas-redondas sobre problemas e dificuldades e resultados e futuro relativos ao Plano Metropolitano de Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa.

Durante a tarde, os participantes visitaram o recentemente inaugurado Complexo Desportivo Municipal de Rugby em Algueirão-Mem Martins, em Sintra, o Bairro dos Navegadores, em Oeiras, e Matos Cheirinhos, em Cascais, para conhecerem as intervenções realizadas nesses locais.

A iniciativa “Comunidades em Ação, Operações Integradas Metropolitanas” é um dos maiores investimentos realizados na Área Metropolitana de Lisboa para apoiar comunidades desfavorecidas, sendo concretizada através de seis intervenções intermunicipais, compostas por 31 operações locais.

Em Sintra, as Operações Integradas Locais – OIL de Sintra abrangem a União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, a freguesia de Algueirão-Mem Martins e a União das Freguesias de Queluz e Belas.

O Plano de Ação nas Operações Integradas nas Comunidades Desfavorecidas é operacionalizado pelas Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Sintra, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência da União Europeia.

Comunidades em Ação, Operações Integradas Metropolitanas é um dos maiores investimentos realizados na Área Metropolitana de Lisboa para apoiar comunidades desfavorecidas. Este projeto é composto por seis intervenções intermunicipais, que englobam 31 operações locais

Principais Áreas de Intervenção:

  1. Cidadania e Inclusão Social:
    • Apoio aos cidadãos na identificação e resolução de situações relacionadas com nacionalidade, documentação e acesso a serviços públicos.
    • Ações de capacitação de organizações locais e grupos de cidadãos.
    • Promoção da cidadania ativa e acesso aos direitos e à participação cívica.
  2. Educação e Capacitação:
    • Desenvolvimento de programas de literacia de adultos, aprendizagem da língua portuguesa e inclusão digital.
    • Ações de promoção da literacia em saúde e capacitação dos serviços de saúde para lidar com a diversidade.
  3. Saúde e Bem-Estar:
    • Promoção da saúde comunitária e combate às dependências.
    • Promoção do envelhecimento ativo e saudável.
    • Instalação ou requalificação de equipamentos de saúde.
  4. Ambiente e Espaço Público:
    • Intervenções de qualificação do espaço público e espaços comuns de edifícios residenciais.
    • Requalificação de redes de água, saneamento, eletricidade e iluminação pública.
    • Melhoria das acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada.
  5. Emprego e Formação:
    • Promoção do emprego, formação e qualificações.
    • Combate ao insucesso escolar e abandono escolar.
    • Estímulo à inovação e empreendedorismo.
Image
Image