Sintra promove rastreios gratuitos a VIH/SIDA e Tuberculose

A Câmara Municipal de Sintra promove, no mês de julho, um ciclo de rastreios ao VIH/SIDA, hepatites virais, outras Infeções Sexualmente Transmissíveis e Tuberculose, iniciativa integrada no Programa FAST TRACK CITIES a que o município aderiu em 2018.

Assim, em Sintra irá contar com um importante recurso de rastreio à Tuberculose e Patologias Respiratórias uma Unidade Móvel pertencente à ARSLVT que irá estar em Sintra durante o mês de julho.

Dotada de equipamento de Radiologia Convencional Digital Direto, esta Unidade Móvel de Rastreio é a mais sofisticada do País, possuindo a melhor tecnologia “de ponta” da Europa.

Permite uma maior acuidade e maior rapidez dos diagnósticos, o que permite antecipar o início da terapêutica e a monitorização, bem como reduzir o risco da doença e a sua eventual transmissão. O raio-x é gerado imediatamente após a realização do exame e enviado em suporte digital para o radiologista e médicos do Centro de Diagnóstico Pneumológico.

Posteriormente é remetido para o clínico que acompanha o utente, quer seja médico de família ou de outra especialidade.

O rastreio de determinados grupos populacionais é da maior importância para o controlo e monitorização da patologia respiratória, em especial da tuberculose, patologia ainda muito prevalente no Concelho de Sintra.

Em simultâneo e noutra Unidade Móvel, serão feitos rastreios ao VIH/SIDA, Hepatites Virais e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis, atividade da responsabilidade técnica, pedagógica e científica do parceiro neste projeto, AJPAS - Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde.

O município de Sintra integra as Fast Track Cities - Cidades na via rápida para acabar com a epidemia VIH, tendo aderido, em 2018 à Declaração de Paris e por essa razão é considerada uma região na “via rápida” para acabar com o VIH/SIDA e Hepatites virais, outras IST e Tuberculose.

 

Image
Image