Sintra manteve refeitórios escolares abertos na pausa letiva

refeitorios-02

À semelhança do que sucedeu em anos anteriores, o Município de Sintra voltou a garantir as refeições escolares durante o período de pausa letiva que agora se aproxima do seu término. Esta medida envolveu a abertura da quase totalidade dos refeitórios escolares sob gestão municipal (90 unidades), durante grande parte do período temporal em causa, com exceção do mês de agosto, período em que a procura do serviço naturalmente também diminuiu, tendo-se mantido abertos cerca de 40 refeitórios. Estima-se um total de 250.000 refeições servidas até ao final da interrupção letiva.

Para além de ter sido garantido o fornecimento de refeições aos jovens e crianças envolvidas em programas de ocupação de tempos livres, promovidos por entidades públicas ou privadas, o funcionamento dos refeitórios das escolas de primeiro ciclo, no período de interrupção letiva, garante a todos os alunos da rede pública de Sintra, independentemente do nível ou ciclo de ensino que frequentam, a possibilidade de acesso à refeição. Esta iniciativa permite igualmente que os familiares dos alunos também dela usufruam, caso assim o desejem.

Os familiares de alunos, ou alunos de diferentes ciclos/níveis de ensino que ainda desejem usufruir da presente medida, até meados de setembro, altura em que se inicia novo ano letivo, poderão fazer as respetivas reservas junto dos serviços do Departamento de Educação, com antecedência mínima de 48 horas, através dos contactos institucionais para o efeito: Departamento de Educação/Divisão de Planeamento e logística Educativa, Quinta do Recanto - Edifício Municipal, 2725-234 Mem Martins, Telefone 21 923 60 63, Endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Relembramos que o custo dos almoços, no período em causa, é de 1,50€ para adultos e/ou alunos não abrangidos por escalão A ou B da ação social escolar, sendo gratuita para os alunos de escalão A e a custo 0,73€ para alunos de escalão B.

Pela sua abrangência e natureza iminentemente social, a medida em causa constitui um apoio significativo às famílias do concelho de Sintra, permitindo atenuar algumas dificuldades e contribuindo para a igualdade de direitos e de oportunidades das crianças e jovens residentes no concelho de Sintra.