Sintra debateu bem-estar e proteção animal

A Câmara Municipal de Sintra promoveu o II Congresso Nacional de Estratégias Locais para a Promoção do Bem-Estar Animal, esta quinta-feira, no Centro Cultural Olga Cadaval.

Neste congresso o novo quadro legal da política animal em Portugal: competências e impacto nos municípios, o novo papel do Provedor dos animais, os crimes praticados contra animais de companhia e o papel do Estado na promoção do bem-estar animal, foram alguns dos temas que estiveram em debate.

Eduardo Quinta Nova, vereador da Câmara Municipal de Sintra, salientou na sessão de abertura que “é uma honra receber este segundo congresso, uma iniciativa que resulta de uma parceria com o Observatório Nacional para a Defesa dos Animais e Interesses Difusos e queremos aprofundar esta parceria para construir uma verdadeira política de bem-estar e interesse dos animais.”

Neste congresso esteve também presente Laurentina Pedroso, Provedora do Animal, cargo criado recentemente pelo Governo. “Garantir a promoção e defesa do bem-estar animal, promovendo uma atuação eficaz e coordenada do estado” é o papel do provedor, afirmou Laurentina Pedroso.

O Governo aprovou em março, a criação do Provedor do Animal e um conjunto de medidas para um tratamento autónomo e reforçado do bem-estar dos animais de companhia.

Sintra é um exemplo na proteção animal, foi o primeiro município do país a não recorrer ao abate de animais errantes, decisão adotada em 2006 e desde então funciona numa lógica de promoção, proteção e valorização do bem-estar animal.

O congresso resulta da ação conjunta da Câmara Municipal de Sintra e do ONDAID-Observatório Nacional para a Defesa dos Animais e Interesses Difusos.

Saiba mais sobre o Sítio dos Animais de Sintra AQUI.