Sintra celebra protocolos para apoio a população vulnerável

A Câmara Municipal de Sintra aprova a continuidade ao apoio a associações que dão respostas sociais à população mais vulnerável, com novos protocolos no valor total de 124 mil euros.

Os protocolos agora aprovados são celebrados com a Santa Casa da Misericórdia de Sintra, a Casa de Sant’Ana e a Associação OLHO VIVO (Associação para a Defesa do património, Ambiente e Direitos Humanos).

A autarquia de Sintra assume as políticas sociais e o desenvolvimento inclusivo como parte integrante da sua estratégica, tendo estes protocolos o objetivo de alcançar nas diversas áreas sociais, as populações mais expostas a situações de pobreza extrema.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, refere que “a solidariedade e o desenvolvimento inclusivo são uma prioridade, e que os mais vulneráveis requerem uma atenção especial da nossa parte. Estes protocolos fazem parte do trabalho desenvolvido em várias vertentes, de forma a chegarmos o mais próximo possível de quem precisa indo ao encontro das suas necessidades.”

A Santa Casa da Misericórdia de Sintra dedicada à área da solidariedade social, possui serviços necessários à melhoria da qualidade de vida dos mais carentes, como o refeitório social, o balneário social e o atendimento social que inclui consultas de Psicologia Clínica e da Saúde. É através destes serviços que a celebração deste protocolo chegará à população que deles necessitam.

A Casa de Sant’Ana desenvolve um trabalho de apoio a quem se encontra em situação de emergência social, atribuindo através deste protocolo oito das suas camas para mulheres em contexto de risco. São acolhidas mulheres com ou sem filhos que sendo sinalizadas pela autarquia, encontram nesta instituição um ambiente familiar, seguro e de bem estar.

A Associação OLHO VIVO que intervém na defesa dos direitos humanos, dá apoio aos imigrantes no que diz respeito ao emprego, saúde, apoio social, interculturalidade e cidadania. Com este protocolo será reforçada a capacidade de intervenção no apoio aos cidadãos imigrantes, especialmente os que se encontram com graves carências.