Sintra atribui apoio financeiro para requalificação de equipamento de solidariedade social

A Câmara Municipal de Sintra vai apoiar a APRIA – Associação de Pensionistas, Reformados e Idosos de Almoçageme com um financiamento de cerca de 125 mil euros, destinado a obras de requalificação das suas instalações.

O imóvel, localizado na Antiga Escola Básica do 1.º Ciclo, em Almoçageme, freguesia de Colares, foi cedido à APRIA pelo Município de Sintra. Contudo, atualmente existem espaços que se encontram devolutos e que, devido ao estado de degradação, inviabilizam a sua utilização pela instituição.

O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, sublinha que “a importância que estas entidades têm na resposta às necessidades das populações e famílias”.

Reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) desde 2017, a APRIA presta apoio à população idosa em diversas áreas.

Com a concretização das obras, a associação pretende criar e manter um centro de convívio, desenvolver um centro de dia e complementar as suas valências com um serviço de apoio domiciliário, visando dignificar a figura do sénior e o seu papel na comunidade.