Sintra apoia a construção de novos equipamentos de solidariedade social

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, a celebração de contratos programa de cooperação com a CERCITOP para a construção de dois equipamentos de apoio na área da solidariedade social, num investimento superior a 1 milhão de euros.

Os protocolos agora aprovados visam o apoio financeiro a conceder pela Câmara Muncipal à CERCITOP para a construção de dois Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e Lares Residenciais, o primeiro situado em Algueirão, Freguesia de Algueirão – Mem Martins, com capacidade para 30 utentes e o segundo equipamento em Alcolombal, na União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, com capacidade para receber 28 utentes, com um montante de investimento de 500 mil euros e 600 mil euros, respetivamente.

Os Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) destinam-se ao desenvolvimento de atividades ocupacionais para pessoas com deficiência e constituem-se como um meio de capacitação para a inclusão, em função das respetivas necessidades, capacidades e nível de funcionalidade.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, “as políticas sociais são uma das principais prioridades do atual executivo, estamos comprometidos com o aumento dos apoios sociais dirigidos às populações mais vulneráveis". O autarca sublinhou ainda que "não podíamos ficar indiferentes a esta necessidade de resposta a uma camada da nossa população”.

A CERCITOP - Cooperativa de Empreendedorismo para o Desenvolvimento Económico e Social de Todo o país, CRL. é uma instituição particular de solidariedade social que desenvolve atividade na área da prestação de cuidados e apoio a qualquer pessoa com dependência ou incapacidade.

Com a celebração destes protocolos, a autarquia de Sintra pretende contribuir para a melhoria das respostas sociais no concelho.