“Praia Acessível” chega a três praias de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, a continuidade do projeto “Praia Acessível a Todos” na Praia das Maçãs e o seu alargamento à Praia Grande e Praia de S. Julião.

Para o desenvolvimento deste projeto serão celebrados protocolos com as Corporações de Bombeiros de Almoçageme, de Sintra e de Colares.

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, relembrou a importância deste projeto que “não apenas facilita a acessibilidade, mas também promove a dignidade e o bem-estar. A criação destas zonas balneares acessíveis proporciona a inclusão e equidade entre todas as pessoas que querem estar na praia”.

O Praia Acessível a Todo acontece de 1 de julho a 31 de agosto e pretende criar e melhorar as condições de acesso à praia de modo a possibilitar o acesso pleno, à água e ao areal, de qualquer cidadão portador de deficiência ou com mobilidade condicionada/reduzida.

Assim, o município irá disponibilizar passadeiras no areal, chuveiro e cadeiras de praia, modelo tiralô, que possibilitam a deslocação na areia e o acesso ao mar/banho, bem como a participação de três monitores de apoio para cada praia, disponibilizados pelas corporações de bombeiros.

Estes equipamentos apropriados, e disponibilizados gratuitamente pelo município, permitirão aos cidadãos beneficiarem das potencialidades lúdicas e terapêuticas que a praia/mar proporciona, tornando o lazer e a recreação acessível a todos.