"Praia acessível a todos" 2013

praiamacas

Ciente das dificuldades com que os cidadãos com mobilidade reduzida se defrontam, a autarquia desenvolve desde 2002 o projeto "Praia Acessível a Todos", que possibilita a estes cidadãos a fruição plena da praia, contribuindo assim para a melhoria da sua qualidade de vida.

Este ano, o projecto decorre de 1 de julho a 31 de agosto, diariamente, incluindo fins de semana e feriados, das 10h00 às 19h00. O projeto decorre na praia da Adraga (Almoçageme) e na praia das Maçãs, praias que reúnem as condições necessárias em termos de acesso e instalações sanitárias adequadas.

Desde 2002, já usufruíram do projeto cerca de 1048 pessoas com mobilidade reduzida, deslocando-se à praia integrados em grupos (Instituições) ou com as famílias.

Há, também, quem o faça de forma autónoma. Para o desenvolvimento do projeto “Praia Acessível a Todos” o Município disponibiliza, gratuitamente, cadeiras de praia, modelo tiralo, que possibilitam a deslocação na areia e o acesso ao mar/banho, bem como monitores de apoio.

O projeto é desenvolvido em parceria com as Associações de Bombeiros Voluntários de Almoçageme e Colares. É o Município que assegura todos os encargos financeiros, designadamente, as despesas com a remuneração e seguro dos monitores de apoio e o apoio logístico necessário.

Desde 2005, no âmbito de um projecto interministerial, a praia da Adraga foi distinguida com o galardão da acessibilidade, por ser considerada uma das Praias Acessíveis de Portugal, tendo ampla divulgação turística por todo o mundo.

Em 2008, a praia das Maçãs também foi distinguida com o galardão.

Para qualquer esclarecimento sobre o projeto poderá ser contactada a Câmara Municipal de Sintra/Departamento de Ação Social, Saúde e Habitação: Tel: 219236021/08 Fax: 219236038 E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.