Dia para a Eliminação da Discriminação Racial assinalado em Sintra

O Centro Lúdico de Massamá irá acolher o Encontro “Dia Nacional e Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial”, no 21 de março, pelas 14h00, numa ação conjunta entre a Câmara Municipal de Sintra e a Polícia de Segurança Pública.

Esta iniciativa pretende dinamizar a prevenção da discriminação racial e, essencialmente, a prática de atos que se traduzam na violação de direitos fundamentais ou na recusa/condicionamento do exercício de direitos económicos, sociais ou culturais, por determinada origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência ou território de origem.

Ao longo da tarde, os participantes poderão assistir a diversas intervenções por parte de parceiros do Plano Municipal para a Integração dos Migrantes de Sintra (PMIMS), do Comandante da Divisão Policial de Sintra, e ainda a um debate com moderação da Fundação Aga Khan Portugal.

A realização deste Encontro tem como objetivo apresentar o trabalho que as diferentes entidades envolvidas no Plano Municipal para a Integração dos Migrantes de Sintra (PMIMS), têm vindo a investir na integração dos cidadãos imigrantes no concelho, bem como o esforço dos próprios migrantes através da participação em associações.

Do mesmo modo, será dado a conhecer as entidades no terreno e os projetos em curso para desenvolver uma melhor articulação com a PSP, e identificar qual o papel que esta força de segurança poderá vir a ter numa lógica de intervenção de proximidade.

O Município de Sintra tem um vasto território, marcado por uma grande diversidade cultural e que se apresenta, também, muito contrastado a nível social.

Este evento insere-se no Plano Municipal para a Integração dos Migrantes de Sintra, instrumento criado pela autarquia de Sintra para o desenvolvimento de políticas locais na área do acolhimento e integração de migrantes.