Dia Mundial do Cuidador Informal assinalado pela autarquia de Sintra

“Tendências e Inovações no Cuidado e Apoio ao Cuidador: Fortalecendo o papel na Sociedade Atual” foi o tema do evento promovido pela Câmara Municipal de Sintra, em colaboração com a Neuromove, para assinalar o Dia Mundial do Cuidador Informal.

Esta iniciativa teve lugar no Palácio Valenças com o objetivo de criar espaço para reflexão sobre o papel desempenhado pelos cuidadores informais e explorar novas abordagens e tecnologias relacionadas com esta temática.

O seminário teve início com a conferência “As Famílias e o Papel de Cuidados na Sociedade Atual”, seguida das palestras “Estatuto do Cuidador Informal” e “A voz e a Experiência dos Cuidados Informais”.

Recorde-se que em março deste ano a Câmara Municipal de Sintra foi distinguida com o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, pelo projeto “Estimulação Global da Pessoa com Demência - um auxiliar para cuidadores informais” elaborado com o propósito de ajudar os cuidadores informais a estimular a pessoa com demência e a contribuírem para melhorar o seu bem-estar, autonomia e qualidade de vida.

Esta distinção permitiu a integração de Sintra na “Rede Nacional de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais”, dando consistência à política social e de saúde do município cujo propósito é o bem-estar e qualidade de vida da população, com especial enfoque a população sénior e os seus mais diretos cuidadores.

O Dia Mundial do Cuidador Informal é celebrado a 5 de novembro e foi instituído com o intuito de prestar homenagem a todas as pessoas que, de forma informal, prestam cuidados básicos a quem não pode cuidar de si próprio.

Image
Image