Comissões de Proteção de Crianças e Menores de Sintra celebram 10.º Aniversário

Prog-CPCJ-10-Anos

O Centro Cultural Olga Cadaval vai ser palco do encontro comemorativo do “10.º aniversário das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do Concelho”, no dia 26 de fevereiro, entre as 09h30 e as 18h00, no âmbito do funcionamento das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e em articulação com o Conselho Local de Ação Social.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do concelho de Sintra pretende dar resposta às situações do município e estão organizadas em função do território, dividindo-se em CPCJ SINTRA OCIDENTAL (Freguesias de Algueirão – Mem Martins; Colares, Rio de Mouro, União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, União das Freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim), União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem) e CPCJ SINTRA ORIENTAL (Freguesia de Casal de Cambra, União das Freguesias de Cacém e São Marcos, União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, União das Freguesias de Queluz e Belas, União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão).

As Comissões de Protecção de Crianças e Jovens são instituições oficiais não judiciárias com autonomia funcional, mas sem autonomia financeira, cujo objetivo é promover os direitos da criança e do jovem (dos 0 aos 18 anos), e prevenir ou pôr termo a situações susceptíveis de afectar a segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral dos mesmos.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, vai estar presente na cerimónia.