Câmara de Sintra investe na reabilitação energética de habitação municipal
A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a abertura de concursos públicos internacionais para empreitadas de reabilitação energética de habitações municipais, no valor de cerca de 914 mil euros.
As empreitadas de reabilitação energética de fogos de habitação municipal estão integradas na Estratégia Local de Habitação de Sintra, sendo que na União das Freguesias de Queluz e Belas serão intervencionados dez fogos municipais, no valor superior a 500 mil euros. Outro dos concursos refere-se à requalificação de 16 fogos de habitação municipal na União de Freguesias de Agualva e Mira Sintra, com o valor base de 413 mil e 500 euros.
Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “estes investimentos, ao abrigo da Estratégia Local de Habitação, vêm dar continuidade a uma visão que pretende acima de tudo melhorar e aumentar a qualidade de vida dos munícipes”.
As duas empreitadas de reabilitação energética decorrem em habitações devolutas e a intervenção consiste sobretudo na substituição de caixilharias, isolamento térmico de paredes, instalação de equipamentos de produção de AQS (aquecimento das águas quentes sanitárias) - que permitem uma redução de 10% das necessidades de aquecimento e/ou arrefecimento-, pinturas e revestimentos.
Estes investimentos da Câmara Municipal de Sintra são financiados pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.