Câmara de Sintra e Casa de Saúde do Telhal lançam novo projeto sobre saúde mental juvenil

A Câmara Municipal de Sintra aprovou um protocolo de colaboração com a Casa de Saúde do Telhal para o desenvolvimento do “SublimArt”, num investimento superior a 41 mil euros.  

O protocolo, aprovado em reunião de executivo ocorrida em setembro, visa uma iniciativa inovadora de promoção da saúde mental e da inclusão social, para jovens entre os 12 e os 17 anos, através da arte.

Através de oficinas artísticas, mentoria e expressão criativa, o projeto “SublimArt” procura fortalecer a autoestima, a resiliência e o sentimento de pertença, promovendo redes de suporte emocional e o autoconhecimento.

A iniciativa contará com a participação ativa dos utentes da Casa de Saúde do Telhal, que atuam como mentores e partilham os seus testemunhos e criações artísticas, enriquecendo o processo de desenvolvimento dos jovens e promovendo a destigmatização da doença mental.

Este projeto está alinhado com os princípios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e reforça os objetivos do Município de Sintra, promovendo a coesão social e territorial. O “SublimArt” complementa outras iniciativas municipais como o Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo, Saudável e Inclusivo (PMEASI), a Neurobox® e o Café Memória de Sintra, criando um ecossistema de apoio à saúde mental em diferentes faixas etárias.

A iniciativa visa ainda criar um ambiente inclusivo e acolhedor para os jovens, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para lidar com os desafios emocionais do dia a dia, e ao mesmo tempo, promover a integração de diferentes gerações na construção de um futuro mais solidário.

Este projeto é financiado pelo PORTUGAL2030.

[A publicação deste conteúdo ocorreu após a data das eleições autárquicas, apesar de se referir a uma iniciativa anterior, em cumprimento das orientações da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e da legislação eleitoral em vigor. Esta medida visa assegurar o respeito pelos princípios da neutralidade e imparcialidade das entidades públicas durante o período eleitoral.]

Image
Image