![](/images/01-CMS2018/noticias/2025/02/banner_hortas_solidarias_mirasintra_1.jpg)
Câmara de Sintra avança com criação de Horta Solidária em Mira Sintra
A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, a abertura de um concurso público para a criação de uma horta solidária em Mira Sintra, num investimento de 187 mil euros.
A ser construída num terreno municipal, com uma área de 4.792 m², na União de Freguesias de Agualva e Mira Sintra, a horta solidária contará com 53 talhões destinados ao desenvolvimento de agricultura urbana, biológica e de subsistência.
O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, destacou que "a criação de hortas solidárias fortalece o sentido de comunidade e enaltece o sentimento de solidariedade", referindo ainda que esta iniciativa “destina-se a proporcionar recursos de produção que permitam complementar os meios de subsistência da população mais carenciada”.
Além dos benefícios diretos de fornecer alimentos, as hortas solidárias também promovem a educação ambiental, a responsabilidade social e a prática de hábitos saudáveis. As hortas solidárias oferecem uma série de vantagens para a comunidade, incluindo: educação ambiental, as hortas servem como espaços educativos onde os cidadãos podem aprender sobre agricultura sustentável, biodiversidade e práticas de cultivo biológico; responsabilidade social, a criação destes espaços promove a inclusão social e a solidariedade; hábitos saudáveis e sustentabilidade, ao promover práticas agrícolas ecológicas e a redução do desperdício de alimentos.
O programa municipal de hortas solidárias disponibiliza parcelas de terreno municipal para cultivo, contribuindo para a promoção da inserção social, assim como redescobrir, preservar e incentivar o uso de práticas agrícolas tradicionais e o modo de produção biológica.
Saiba mais sobre as Hortas Solidárias AQUI.