
Câmara de Sintra apoia projetos de inovação social na área da educação
A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em julho, a celebração de dois protocolos de colaboração inseridos no Programa “Parcerias para a Inovação - Desenvolvimento de competências em crianças e jovens”, num investimento de cerca de 55 mil euros.
Os protocolos, aprovados em reunião do executivo, serão celebrados com a Associação Discurso Paralelo – MyPolis e com a Fundação Aga Khan Portugal, para a implementação dos projetos “MyPolis Gerações – Lisboa” e “Palavras que Contam – Literatura Intercultural”.
Estas iniciativas resultam de candidaturas apresentadas no concelho de Sintra ao referido programa, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências em crianças e jovens, através de abordagens inovadoras e inclusivas.
O projeto “MyPolis Gerações – Lisboa” visa fomentar a educação cívica em vários territórios da Área Metropolitana de Lisboa, através da criação de clubes de cidadania que envolvem alunos, famílias e a comunidade educativa, promovendo dinâmicas intergeracionais e participação ativa na vida comunitária.
Já o projeto “Palavras que Contam – Literatura Intercultural” tem como objetivo aumentar a motivação para a leitura, melhorar competências de leitura e escrita, promover a empatia intercultural e fomentar a criação de literatura infantojuvenil representativa da diversidade cultural.
[A publicação deste conteúdo ocorreu após a data das eleições autárquicas, apesar de se referir a uma iniciativa anterior, em cumprimento das orientações da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e da legislação eleitoral em vigor. Esta medida visa assegurar o respeito pelos princípios da neutralidade e imparcialidade das entidades públicas durante o período eleitoral.]