Câmara de Sintra abre concurso público para construção da creche de Massamá

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura de concurso público para a empreitada de construção da nova creche de Massamá, pelo valor de 1 milhão e 165 mil euros.

Com o objetivo de dar resposta à carência na área de apoio social à infância, a nova creche de Massamá, na União das freguesias de Massamá e Monte Abraão, irá situar-se num terreno com 1883m2, com 433 m2 de espaços verdes, inserido entre dois edifícios públicos: a Escola Básica de Massamá e o Centro Lúdico de Massamá e vai poder acolher 42 crianças, entre os 3 e os 36 meses (sendo a capacidade da creche para 32 crianças e 10 crianças em berçário).

Para Basílio Horta, presidente da autarquia de Sintra, “este novo equipamento de apoio à infância é mais uma aposta determinante na conciliação entre a vida familiar e profissional dos nossos munícipes, proporcionando às crianças um espaço de socialização e moderno com todas as comodidades que as crianças precisam para aprenderem a brincar” salientando que “este investimento é fundamental e faz parte da estratégia do Município de tornar ainda mais apelativo viver e trabalhar no concelho”.

O projeto da Creche divide-se em três unidades, a receção e núcleo administrativo, o berçário e salas de atividades e a zona de refeitório/sala polivalente, serviços e zona de pessoal.

A área de a receção e núcleo administrativo, contempla instalações sanitárias adaptadas bem como uma zona destinada ao desenvolvimento das tarefas administrativas e de gestão corrente do estabelecimento (núcleo administrativo).  A área de direção terá sala de isolamento, gabinete de direção, gabinete dos técnicos e instalação sanitária.

A área do berçário (destinada a 10 crianças) divide-se em 4 compartimentos, todos interligados, de modo a permitir vigilância constante de todas as crianças, sala parque para as crianças, sala de berços destinada ao repouso, copa de leites e zona de higienização com bancada para a muda de fraldas e banheira. A área de atividades, convívio e refeições, destina-se às crianças a partir da aquisição da marcha até aos 36 meses. Desta fazem parte as salas para cada grupo de crianças. Estas salas terão mobiliário e materiais didáticos adequados às suas idades.

A área do pessoal e serviços, contempla os espaços de sala do pessoal, instalações sanitárias e vestiários do pessoal, copa de apoio ao espaço de refeição das crianças e compartimento dos lixos. A creche recorrerá a serviços externos de confeção de alimentos pelo que se prevê um espaço de copa devidamente equipado que satisfaça as necessidades de receção, armazenamento, aquecimento e distribuição das refeições.

Recorde-se que recentemente a Câmara Municipal de Sintra procedeu à consignação da construção da nova creche do Sabugo, na União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, num investimento de cerca de 1 milhão de euros.

Estes investimentos resultam de candidaturas de creches submetidas pela Câmara Municipal de Sintra ao Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Aviso N.º 02/C03-i01/2021 - Requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais pelo município de Sintra.

 

Image
Image