Basílio Horta inaugurou novo equipamento social

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, inaugurou, esta sexta-feira, a nova creche da CERCITOP, destinada a crianças com necessidades especiais, na freguesia de Algueirão Mem-Martins, num investimento de cerca de 400 mil euros por parte autarquia.

Este novo equipamento social tem capacidade para 82 crianças e é direcionada especialmente para crianças com necessidades especiais, segmento com grande dificuldade no acesso à resposta social de creche.

Para Basílio Horta, “este é um grande dia para a CERCITOP e para o concelho, que, além de mais, assinala os 25 anos de atividade desta instituição tão importante no concelho”. O autarca sublinhou também que a área social é uma das preocupações do executivo, desde o início das suas funções, “a solidariedade não é vista como uma despesa, mas sim como investimento, um investimento numa área que melhora as repostas do concelho”.

O apoio do Município enquadra-se na estratégia global do aumento e alargamento do número de vagas de creche no concelho de Sintra que se apresenta deficitário face às necessidades identificadas.

O lançamento de uma Rede Municipal de Creches através da construção direta destes equipamentos pelo Município e o apoio municipal às IPSS para a construção de novos equipamentos de creche fazem parte dessa estratégia.

A construção da creche da CERCITOP contou com o apoio financeiro do PARES 2.0 – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 2.ª Geração no valor de 736 mil e o apoio financeiro do município de Sintra em 398 mil euros.

O PARES 2.0 visa apoiar o desenvolvimento e consolidar a rede de equipamentos sociais no território continental, constituindo uma oportunidade para o aumento de resposta social nas creches e facilitar a conciliação entre a vida familiar e a vida profissional dos munícipes.