Autarquia entregou edifício do novo Hospital de Sintra ao Serviço Nacional de Saúde
A Câmara Municipal de Sintra, presidida por Basílio Horta, entregou, esta segunda-feira, a transmissão do direito do edifício para a Unidade de Saúde Local Amadora - Sintra, num investimento da autarquia superior a 62 milhões de euros.
A construção do Novo Hospital de Sintra, numa área de 60 mil metros², teve início durante o mês de agosto de 2021 e irá servir 400 mil utentes. Este equipamento foi construído pela Câmara de Sintra no Bairro da Cavaleira, freguesia de Algueirão-Mem Martins.
O presidente da autarquia, Basílio Horta, sublinhou que “este é um dia muito importante para todos, espero que este hospital sirva não só os munícipes de Sintra, mas todos os que a ele recorram”.
O autarca salientou que “desde o primeiro mandato a saúde foi uma prioridade, e com esta cerimónia, uma parte importante do meu mandato está cumprida com este hospital, e que seja o símbolo duma política de estratégia de descentralização".
Já a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, presente na cerimónia, congratulou a autarquia de Sintra por este investimento em prol da saúde “não queria deixar de assinalar este momento tao importante que destaca a virtuosa ligação entre o estado central e as autarquias”, salientando que “este hospital, com características únicas, vai motivar e certamente atrair as equipas que nele vão trabalhar. Esta nova unidade de saúde vai certamente contribuir para que o SNS possa aumentar a resposta às necessidades da população”.
O Novo Hospital de Sintra conta com serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro, serviço de urgência básica para servir cerca 60 mil urgências, cerca de metade das realizadas no Hospital Amadora-Sintra, Unidade de Convalescença com 60 camas, Farmácia, unidade de esterilização e ainda um espaço para ensino e formação.
Quanto às especialidades, o novo hospital conta com anestesiologia; cardiologia; cirurgia geral; cirurgia pediátrica; cirurgia plástica; cirurgia reconstrutiva e estética; gastrenterologia; medicina física e reabilitação; medicina interna; neurologia; oftalmologia; ortopedia; otorrinolaringologia; patologia clínica; pediatria; pneumologia; psiquiatria; psiquiatria da infância e adolescência; radiologia e urologia.
Este equipamento, construído e pago pela autarquia de Sintra, terá os serviços adequados de acolhimento aos seus utentes prevendo, inclusive, um local para a futura construção de heliporto e ficará preparado para ampliar as suas respostas e acessos no futuro.