Autarquia de Sintra aposta no empreendedorismo jovem

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, o apoio à implementação do projeto de empreendedorismo e inovação social “Clubes A.Tua” apresentado pela YouthCoop, com uma comparticipação financeira no valor de 43 mil euros.

“Clubes A. Tua” é um projeto de inclusão social dirigido aos jovens de Agualva e Mira Sintra e de Algueirão – Mem Martins, e tem como objetivo fomentar o seu empoderamento através da sensibilização e do incentivo à ação local, tendo por base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com foco nas iniciativas para a redução das desigualdades e ação climática.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, sublinhou a importância deste projeto de inclusão, “que pretende capacitar jovens e estruturas juvenis para a criação de iniciativas que promovam o desenvolvimento pessoal, social e cultural e que valorizem a educação para a cidadania, a aprendizagem intercultural e a aproximação à comunidade”.

Este projeto passa também pela criação de clubes de jovens entre 13 e 20 anos, residentes ou estudantes no município de Sintra. O projeto incide com especial ênfase sobre a inclusão de jovens com menos oportunidades; a promoção do desenvolvimento de competências sociais e emocionais; a realização de sessões em estabelecimentos escolares sobre a divulgação da ação dos A.TUA, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a dinamização de estratégias de gamificação para suscitar um maior envolvimento dos jovens nas atividades.

De salientar que a autarquia tem vindo a desenvolver e a promover projetos e medidas no campo do empreendedorismo e inovação social, optando por estabelecer parcerias com entidades que desenvolvem a sua atividade na área social, contribuindo assim, para uma maior coesão social e territorial do concelho.

A iniciativa Portugal Inovação Social foi criada no âmbito do Programa Portugal 2020 e pretende promover a inovação e o empreendedorismo através de uma dinamização do mercado de investimento social. Por sua vez, o Programa Parcerias para o Impacto financia projetos de inovação social em parceria com investidores sociais com vista à concretização em maior escala dos objetivos pré definidos.